quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mensagem do nosso fundador, Geólogo Cezar Gouvêa.


Segue email recebido pelo nosso primeiro coordenador de curso, o Geólogo Cezar Gouvêa, que teve papel fundamental na fundação do curso de Geologia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Essa é uma foto do "Projeto Aripuanã", de que fui Gerente Supervisor. Era um projeto de desenvolvimento de "tecnologia doce" de desenvolvimento da Amazônia, como dizíamos então, executado pela UFMT na vila de Aripuanã, como representante do Ministério da Educação. Participavam também o Ministério do Planejamento e o Ministério do Interior. A foto é do evento em que fomos contactados pelos índios "Cinta Larga" e foi tirada pelo repórter Mário Chimanovich, esse que aparece de blusão claro na esquerda da foto. O outro aí com os visitantes sou eu, no ano de 1973, se não estou enganado.
Sds. Cezar Gouvêa

Cara Valéria, digna Presidente do CEMATEGE. Tive o prazer de assistir sua entrevista na TV Centro América, encaminhada por uma das participantes da Febrageo, em que você trata das comemorações pelos 40 anos da Geologia na UFMT. Quero registrar para vocês nesse momento festivo, que a criação do nosso curso em Cuiabá, deveu-se, inicialmente, pela preocupação da Petrobras com a baixa permanência de nossos colegas de profissão que serviam à Empresa nas regiões Norte e Centro Oeste, o que à época parece ter sido bastante real, e que foi expressa pelo Diretor de Exploração da época, Carlos Walter Marinho. Quanto ao CEMATEGE - Centro Matogrossense de Estudos Geológicos, foi criado com esse nome pelos bravos colegas que se formaram na primeira turma de ingressos no nóvel Curso, pela proibição vigente na época da ditadura aos diretórios e centros acadêmicos, historicamente contrários ao regime militar. A solução foi, então, a criação de uma entidade de "estudos", mas cuja preocupação foi sempre a de defender os alunos e o próprio Curso. Liderado pelo aluno Manoel Vilanova, seu primeiro Presidente, teve sua prova de fogo na primeira greve estudantil organizada na UFMT, em defesa da melhoria da qualidade do ensino, ameaçada pelo aumento de ingressos sem o conveniente aumento dos recursos disponíveis. Aconteceu, então, forte pressão de Brasília sobre a direção da UFMT no sentido de "acabar com a greve a qualquer custo", exercida sobre mim pessoalmente, acusado de ser um "incentivador" da rebeldia dos alunos, o que de certa forma tinha alguma razão de ser, posto que sempre lhes disse da importância de lutarem pela qualidade do ensino que lhes era oferecido. Os estudantes não se dobraram, e o resultado foi o compromisso assumido pelo Reitor que hoje vocês entrevistarão, assinado na ata de uma reunião que teve lugar no auditório do CCET, que espero conste dos documentos históricos que vocês preservam,. assim como espero que prevaleça hoje aquele espírito interessado e altaneiro que movia os Estudantes de Geologia da UFMT. Meu abraço solidário aos colegas que se formaram nessa nossa Geologia durante esses quarenta anos, assim como abraço os alunos que compõem seu Corpo Discente atualmente, e que você muito honrosamente representa.
Atenciosamente, Geol. Cezar A. T. Gouvêa

UFMT comemora 40 anos do Curso de Geologia


Foi ao ar ontem, ao vivo, no Jornal da Manhã do canal Gazeta, uma entrevista com a atual presidente do CEMATEGE, Valéria Schmidt, sobre o aniversário de 40 anos da Geologia UFMT.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Defesa de Memorial dos professores Maria Zélia Aguiar de Sousa e João Batista de Matos

Da sessão de Defesa de Memorial de nossos professores, compartilho aqui imagens das defesas de nossos professores:

Maria Zélia Aguiar de Sousa


João Batista de Matos



O CEMATEGE se alegra em ver seus professores alcançando o reconhecimento institucional pelos anos dedicados ao Ensino e Pesquisa.




terça-feira, 20 de outubro de 2015

40 anos da Geologia UFMT





À Comunidade Geológica UFMT



Convidamos todos os membros da família Geologia UFMT a participarem da construção coletiva das atividades comemorativas dos 40 anos de publicação da Portaria n. 82 de 08 de outubro de 1975, que criou oficialmente o Curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Para tanto, contamos com a colaboração, na forma de apoio/patrocínio, e engajamento. Gostaríamos de receber dos ex-alunos e professores material fotográfico e colocamos á disposição a possibilidade de realização de entrevistas. O envio de memórias deve ser feito para o e-mail geologiaufmt40anos@gmail.com, sejam elas narrativas, fotografias, filmagens etc. Qualquer contribuição será de valor inestimado neste processo.
Realizaremos o lançamento das comemorações dos 40 anos de fundação do curso de geologia no dia 29 de outubro de 2015 e seguiremos com palestras e festas mensais até maio de 2016, finalizando com grande baile de DIA DO GEÓLOGO 2016.
No dia 29 de outubro de 2015, a partir das 20:00h, após as comemorações e palestras que ocorrerão pela manhã, realizaremos um jantar dançante no CHORINHO CHOROS E SERESTAS, um brinde a esta data tão importante e histórica para o curso, visando o reencontro de amigos e turmas egressas da UFMT.

Estamos a disposição para atendê-los pelos telefones:
 (65) 9959-8181 (Valéria) / (65) 9946-6514 (Bárbara) 

OS: Gostaríamos de informá-los que o CNPJ do CEMATEGE se encontra em situação regular junto à Receita Federal, sendo assim possível a restituição total no imposto de renda do valor doado mediante apresentação de recibo simples.





PROGRAMAÇÃO






DIA 29 DE OUTUBRO



Local: AUDITÓRIO DO MUSEU DE MINERAIS, ROCHAS E FÓSSEIS DA UFMT



ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES:



8:30 horas: Palavra da Reitora:   Magnífica Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder.



9:00 horas: Ex-Reitor - Gabriel Novis Neves – A fundação do curso de Geologia.



9:30 horas: Palestra do Prof. Dr. Jayme Alfredo D. Leite – 40 anos de Geologia UFMT- A história que estamos construindo.



10:00 – Coffee Break 






10:30 - I Mostra Científica dos Estudantes da Geologia da UFMT- graduação e pós-graduação e visita ao Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da UFMT, aos laboratórios do curso e salas de aulas.





20:00 HORAS – Jantar Dançante no Chorinho, Choros e Serestas com apresentação de Henrique Maluf e Mariana Borealis.
O Jantar Será Servido às 22:00h, com cardápio de comida típicas cuiabana e rica mesa de saladas.




Ingressos: R$ 30,00 Período de venda: 06 a 23 de Outubro de 2015.
Local: Bloco da Geologia ou por telefone
(65) 9959-8181 Valéria (Vale Schmidt) - Sala 162 B/Sala do PET-Geologia/DGG
(65) 9946-6514 Bárbara Nanda - Sala 141/Sala dos Mestrandos/DRM


Lembrando: Bebidas serão pagas individualmente.

CAMISETAS DO EVENTO:

 




CAMISETAS R$ 25,00

Banco do Brasil
Agência: 3325-1
Conta Corrente: 16365-1
Valéria Schmidt

Não se esqueça de enviar o comprovante!