quinta-feira, 22 de julho de 2010

Semana de Estudos Geológicos

O Centro Mato-grossense de Estudos Geológicos, juntamente com professores e discentes da Geologia – UFMT, apresenta o Projeto da IX Semana de Estudos Geológicos que este ano aborda a temática “Os limites de uma sociedade sustentável”, trazendo à tona o debate sobre a escassez dos recursos energéticos e minerais.
As semanas de estudos geológicos são uma tradição entre os estudantes de Geologia na maioria das escolas do país, firmando-se como espaços privilegiados de debates, palestras, mesas redondas e mostras de trabalhos científicos propiciadores de troca de experiências e conhecimento. Aumentar a visibilidade da Geologia junto à sociedade é, também, uma importante função desses eventos.
Na UFMT foram realizadas semanas de estudos geológicos durante as décadas de 80 e 90, o evento em seu formato original era realizada anualmente e chegou a contar com a participação de outras escolas de geologia assim de estudantes de diversos outros cursos da Universidade Federal de Mato Grosso.
Sobre a forma de palestras, debates, cursos e exposições, pretende-se abordar os mais variados temas das geociências tendo como enfoque a sustentabilidade e na nova política mineral. A semana terá participação de empresas, professores, estudantes, representantes do CREA – MT, DNPM e CPRM.



            O debate sobre sustentabilidade vem se ampliando dentro da sociedade há vários anos, com viés primordialmente voltado para o desenvolvimento sustentável. A IX Semana de estudos Geológicos da UFMT tem o intuito de colocar em discussão o limite entre sociedade e desenvolvimento sustentável, destacando o debate sobre os recursos naturais renováveis e não-renováveis.
            Vários tópicos ou áreas do conhecimento geológico se apresentam na programação, tendo como eixo o tema central do evento. Ou seja, Estratigrafia, Petrologia Metamórfica, Solos, Recursos Hídricos e Recursos Minerais entre outros, apresentarão seus aportes à análise da relação sociedade e limite de sustentabilidade.
            Outro tema suma importância para geologia no momento é a nova legislação Mineral que também será debatida, assim como as normativas, benefícios e deveres dos geólogos quando associados ao CREA.
            Os estudantes de geologia anseiam por espaços para apresentar seus trabalhos e a semana de estudos contribuirá nesse sentido, auxiliando na difusão do conhecimento aqui produzido e proporcionando o intercâmbio entre os participantes e a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário