sexta-feira, 15 de abril de 2011

CARTA CIRCULAR – COMUNIDADE ACADEMICA DE GEOLOGIA-UFMT

Os  alunos  do  Curso  Geologia,  através  desta  vem  informar  a  situação  no  ponto  de  vista  da academia  sua  indignação  quanto  ao  funcionamento  do  curso,  alunos  de  todas  as  séries  e entidades  vinculadas  ao  curso  de  graduação  em  Geologia,  tais  como  CEMATEGE,  PET  e Programa Pós-Graduação em Geociências neste representando pelo discente do Colegiado do referido programa nos reunimos no dia 04 de abril de 2011 as 17:30hs na sala do Programa de Educação  Tutorial  – PET/Geologia,  com  o  objetivo  de  discutir  e  enumerar  os  problemas pontuais que o curso de graduação tem passado. Sabemos bem, que alguns problemas afetam não somente a graduação, como a pós-graduação. Nos últimos anos a educação  superior no pais  obteve  uma  grande melhora, mas  infelizmente    há  diversos  problemas  que  ainda  não foram  sanados de  forma objetiva e conclusiva,  fato este que  reflete claramente na UFMT. O numero  de  ingressos  na UFMT  aumentou  bem como  no  curso  de  graduação em  geologia e esse  aumento  não  veio acompanhado  de  estrutura  necessária  para  acomodar  esse  numero significante de alunos. Diante deste fato os alunos do curso regular de geologia e entidades já citadas  acima  pontuaram  os  reais  problemas  para  que  juntos  possamos  solucionar e  assim melhorar o funcionamento do curso. Segue-se  em  ordem  os problemas  enfrentados  por  alunos  da  1  à  5  serie,  e  aqui  serão apontadas as diversas opiniões de alunos pertencentes a cada serie:

1º ANO:

1.  Os  alunos  do  primeiro  ano  em  apenas  duas  semanas  de  início  de  atividades  já  se deparam  com  alguns  problemas  graves  como  a  falta  de  professor  que  lecione a disciplina de Química Geral;

2.  Atualmente encontra-se vaga a disciplina de Filosofia da Ciência, devido à carência de professor;

3.  A  matéria  de  cálculo  tem  sido  ofertada  em  uma  sala  com  aproximadamente  70 (setenta) alunos, o que demonstra claramente um despreparo estrutural das salas de
aula,  uma  vez  que  nossas  salas  não  comportam 50  alunos,  além  de  comprometer  a eficiência do aprendizado.

2º ANO:

1.  Atualmente  encontra-se  vaga  a  disciplina  de  Física  Geral  devido  à  carência  de
professor.

2.  A disciplina de geoquímica vivencia um dos maiores problemas do curso de graduação de Geologia como:

•  O  Professor Renato Dantas Néder,  que  nos  últimos  anos  não  tem  cumprido  sua
carga  horária  como  professor  com  dedicação  exclusiva,  o  que  esta  explicito  em
resolução do CONSEPE e CONSUNI, o não cumprimento dessas atividades sabemos
todos que implica o afastamento do mesmo ou advertência caso julgue necessário,
Além  de  não  cumprir  a  ementa,  impossibilitando  assim  a  continuidade  da 
discussão  dos  assuntos  apresentados  em  sala,  bem  como o  desenvolvimento da
pesquisa n área de geoquímica, que não tem acontecido;
•  A  disciplina  de  geoquímica  ainda  encontra-se  desatualizada,  uma  vez  que  o
exposto trata-se de uma “introdução à geoquímica” ou “físico-química” e não uma
geoquímica  absoluta,  sendo  que  sua  ementa  deve-se  urgentemente  sofrer
alteração ou sugere-se uma renomeação para “introdução a geoquímica”;
•  Deve-se  criar  a  disciplina  de  geoquímica  aplicada,  onde  os  alunos  saibam  no
mínimo  construir  e  interpretar  dados  geoquímicos  para  que  sejam  efetuadas
pesquisas com nível de uma educação superior;

3º ANO
1.  A  disciplina  de  estratigrafia  vem  sofrendo  com  a  falta  de  empenho  e
profissionalismo  por  parte  do  professor  ainda  não  vivenciado  este  ano,  porém,
sabemos que este problema vem se repetindo nos últimos anos.
2.  O  professor  Auberto  Siqueira  não  vem  ministrando  com  profissionalismo  e
compromisso a disciplina de Foto-geologia, não aplicando a ementa do curso além
de ausências não justificadas. Ao que mais uma vez mostra irresponsabilidade para
com os discentes e com o curso no qual infelizmente ele foi inserido.
3.  A disciplina de topografia vem sendo ministrada por um único professor que tem a
intenção de unificar as duas séries  (3º e 4º anos) chegando a uma quantidade de
aproximadamente  90  alunos matriculados.  O  professor  de  topografia,  convidou
outro professor (externo a universidade) para lecionar a disciplina e durante a aula
o professor  responsável encontra-se presente em  sala, porém,  somente assiste a
apresentação do professor  convidado. Sugere-se então, aproveitando a presença
de dois professores, que a turma seja dividida conforme foi solicitado inicialmente
ao  departamento  de  engenharia  civil,  e  que  estas  turmas  tenham  suas  aulas
teóricas e práticas garantidas.

4º ANO
1.  Como  já  mencionado  anteriormente  o  quarto  ano  sofre  com  o  problema  da
disciplina de Topografia, sendo como tal não necessita de maiores observações.
2.  A  disciplina  de  Geofísica  necessita  de  uma  segunda  turma,  para  isso  carece  da
contratação  de  um  novo  professor,  processo  este  que  parece  já  estar  em
andamento.
3.  Já completando três semanas do início da disciplina de Microscopia de Minérios os
alunos  do  quarto  ano  tiveram  apenas  uma  aula,  sendo  observada  a  falta  de
dedicação e compromisso do professor que ministrou apenas ¼ da carga horária
que  deveria  ser  cumprida  até  o  momento.  Faltas  estas  que  seguem  sem
justificativas.
4.  Outra discordância é o destino e a data da aula de campo da disciplina de Geologia
do Petróleo. Uma vez que esta acontecerá em Tangará da Serra  (MT),  local onde
não  há  evidências  da  ocorrência  de  hidrocarbonetos  na  região,  além  de  ser
realizada antes de a disciplina ser cursada pelos alunos, com isso o aproveitamento
desta aula será precário e insatisfatório.
Além dos problemas particulares de cada ano do curso, infelizmente ainda existem problemas
que afetam os alunos do curso como um todo, sendo eles:
•  Auxílios de campo insuficientes para arcar com as despesas em campo, tendo em vista
que  as diárias deveriam  custear  a hospedagem e  a alimentação,  além de não  terem
sofrido o reajuste prometido  já para o  início de 2011 pelas autoridades competentes. 
Outro  problema  que  nos  preocupa  é  a  nova  resolução  que  restringe  as  diárias  dos
servidores  para  no  máximo  40  diárias/ano,  sendo  possível  apenas  10  diárias/mês,
inviabilizando assim diversos campos previstos em nossa grade curricular.
•  É inadmissível a situação em que se encontra o laboratório de laminação (vinculado ao
Departamento de Recursos Minerais), onde o técnico responsável NÃO CUMPRE SUA
CARGA HORÁRIA DIÁRIA, além de quando presente não  realiza  suas  funções básicas
necessárias para um efetivo  funcionamento do  laboratório. Além da precariedade da
estrutura  física e  sucateamento dos equipamentos utilizados, muitas vezes  causados
por alunos que os utilizam sem a devida instrução causada pela ineficiência do técnico
responsável.  
•  Como  já  é  de  conhecimento  de  todos  desta  instituição,  o  curso  de  Graduação  em Geologia  necessita  uma  atenção  especial  quanto  à  demanda  de  carros  para
pesquisa/trabalhos  de  conclusão  de  curso  (TCC),  para  que  sejam  realizados  com
eficiência,  mantendo  o  prazo  e  o  nível  almejado  e  requisitado  pela  sociedade
acadêmica/científica, engrandecendo assim o respeito ao nome da Instituição;
•  Um problema simples, mas de grande influência no aproveitamento do curso é a falta
de mobília em melhores condições de uso e em quantidade necessária para  suprir a
demanda  dos  alunos  que  vem  aumentando  a  cada  ano  num  ritmo  acelerado diante
desse quadro atual em que se encontra a instituição, solicitamos então a melhoria em
salas de aulas e  laboratórios  (sedimentologia por exemplo) nos aspecto de aquisição
de cadeiras adequadas, mesas para desenhos, e etc; Sendo assim com os problemas citados acima, solicitamos que seja colocado em discussão na reunião do colegiado ainda nesta semana, bem como na reunião para a organização da grade de curricular do curso. Necessitamos de uma  resposta urgente, o  curso padece por problemas urgentes, e  temos a certeza de que somos o lado forte da história, o passado acadêmico deste curso nos evidencia isto, e este documento explicita que a geologia vive, e está atenta aos seus problemas e deseja solução.

Gratos

PET/Geologia -CEMATEGE-  Alunos do curso de Geologia Abaixo listamos os presentes que participaram da reunião que gerou tal documento, cuja
assinatura encontra-se arquivadas juntamente com as assinaturas de todos os Petianos
demonstrando o apoio total do PET-Geologia a esta discussão.

 Aryelle Lima de Moraes
Bruno Henrique dos Reis Lima
Caiubi E. S. Kuhn
Camilo josé de F. Neto
Carla Coblinski Tavares
Dalva Pati Mafort
Daniel Richard Pereira de Oliveira
Diogo Isamu de Almeida
Edvaldo José de Oliveira
Gabriela dos Santos
Giulia Guimarães Barbosa Trivelli
João Antonio Curtis neto
Lorena Cristina Dias Martins
Mikael Gonçalves Toledo
Newton Diego Couto do Nascimento
Rafael F. Cabresa
Rone Marcos
Theo Ayres

Um comentário:

  1. Acabei de ler a carta circular, sou ex-aluna da geologia e fico muito triste de saber que ainda existem tantos problemas... ao invés de melhorar a situação me parece estar pior!
    Me formei no início de 2008 e vejo que muitos problemas são remanescentes da minha época. Parabenizo a luta eterna dos alunos por melhoria das codições... desejo sorte e um bom curso a todos.
    Abraço,
    Marielli Wesz.

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