Os alunos do Curso Geologia, através desta vem informar a situação no ponto de vista da academia sua indignação quanto ao funcionamento do curso, alunos de todas as séries e entidades vinculadas ao curso de graduação em Geologia, tais como CEMATEGE, PET e Programa Pós-Graduação em Geociências neste representando pelo discente do Colegiado do referido programa nos reunimos no dia 04 de abril de 2011 as 17:30hs na sala do Programa de Educação Tutorial – PET/Geologia, com o objetivo de discutir e enumerar os problemas pontuais que o curso de graduação tem passado. Sabemos bem, que alguns problemas afetam não somente a graduação, como a pós-graduação. Nos últimos anos a educação superior no pais obteve uma grande melhora, mas infelizmente há diversos problemas que ainda não foram sanados de forma objetiva e conclusiva, fato este que reflete claramente na UFMT. O numero de ingressos na UFMT aumentou bem como no curso de graduação em geologia e esse aumento não veio acompanhado de estrutura necessária para acomodar esse numero significante de alunos. Diante deste fato os alunos do curso regular de geologia e entidades já citadas acima pontuaram os reais problemas para que juntos possamos solucionar e assim melhorar o funcionamento do curso. Segue-se em ordem os problemas enfrentados por alunos da 1 à 5 serie, e aqui serão apontadas as diversas opiniões de alunos pertencentes a cada serie:
1º ANO:
1. Os alunos do primeiro ano em apenas duas semanas de início de atividades já se deparam com alguns problemas graves como a falta de professor que lecione a disciplina de Química Geral;
2. Atualmente encontra-se vaga a disciplina de Filosofia da Ciência, devido à carência de professor;
3. A matéria de cálculo tem sido ofertada em uma sala com aproximadamente 70 (setenta) alunos, o que demonstra claramente um despreparo estrutural das salas de
aula, uma vez que nossas salas não comportam 50 alunos, além de comprometer a eficiência do aprendizado.
2º ANO:
1. Atualmente encontra-se vaga a disciplina de Física Geral devido à carência de
professor.
2. A disciplina de geoquímica vivencia um dos maiores problemas do curso de graduação de Geologia como:
• O Professor Renato Dantas Néder, que nos últimos anos não tem cumprido sua
carga horária como professor com dedicação exclusiva, o que esta explicito em
resolução do CONSEPE e CONSUNI, o não cumprimento dessas atividades sabemos
todos que implica o afastamento do mesmo ou advertência caso julgue necessário,
Além de não cumprir a ementa, impossibilitando assim a continuidade da
discussão dos assuntos apresentados em sala, bem como o desenvolvimento da
pesquisa n área de geoquímica, que não tem acontecido;
• A disciplina de geoquímica ainda encontra-se desatualizada, uma vez que o
exposto trata-se de uma “introdução à geoquímica” ou “físico-química” e não uma
geoquímica absoluta, sendo que sua ementa deve-se urgentemente sofrer
alteração ou sugere-se uma renomeação para “introdução a geoquímica”;
• Deve-se criar a disciplina de geoquímica aplicada, onde os alunos saibam no
mínimo construir e interpretar dados geoquímicos para que sejam efetuadas
pesquisas com nível de uma educação superior;
pesquisa n área de geoquímica, que não tem acontecido;
• A disciplina de geoquímica ainda encontra-se desatualizada, uma vez que o
exposto trata-se de uma “introdução à geoquímica” ou “físico-química” e não uma
geoquímica absoluta, sendo que sua ementa deve-se urgentemente sofrer
alteração ou sugere-se uma renomeação para “introdução a geoquímica”;
• Deve-se criar a disciplina de geoquímica aplicada, onde os alunos saibam no
mínimo construir e interpretar dados geoquímicos para que sejam efetuadas
pesquisas com nível de uma educação superior;
3º ANO
1. A disciplina de estratigrafia vem sofrendo com a falta de empenho e
profissionalismo por parte do professor ainda não vivenciado este ano, porém,
sabemos que este problema vem se repetindo nos últimos anos.
2. O professor Auberto Siqueira não vem ministrando com profissionalismo e
compromisso a disciplina de Foto-geologia, não aplicando a ementa do curso além
de ausências não justificadas. Ao que mais uma vez mostra irresponsabilidade para
com os discentes e com o curso no qual infelizmente ele foi inserido.
3. A disciplina de topografia vem sendo ministrada por um único professor que tem a
intenção de unificar as duas séries (3º e 4º anos) chegando a uma quantidade de
aproximadamente 90 alunos matriculados. O professor de topografia, convidou
outro professor (externo a universidade) para lecionar a disciplina e durante a aula
o professor responsável encontra-se presente em sala, porém, somente assiste a
apresentação do professor convidado. Sugere-se então, aproveitando a presença
de dois professores, que a turma seja dividida conforme foi solicitado inicialmente
ao departamento de engenharia civil, e que estas turmas tenham suas aulas
teóricas e práticas garantidas.
4º ANO
1. Como já mencionado anteriormente o quarto ano sofre com o problema da
disciplina de Topografia, sendo como tal não necessita de maiores observações.
2. A disciplina de Geofísica necessita de uma segunda turma, para isso carece da
contratação de um novo professor, processo este que parece já estar em
andamento.
3. Já completando três semanas do início da disciplina de Microscopia de Minérios os
alunos do quarto ano tiveram apenas uma aula, sendo observada a falta de
dedicação e compromisso do professor que ministrou apenas ¼ da carga horária
que deveria ser cumprida até o momento. Faltas estas que seguem sem
justificativas.
4. Outra discordância é o destino e a data da aula de campo da disciplina de Geologia
do Petróleo. Uma vez que esta acontecerá em Tangará da Serra (MT), local onde
não há evidências da ocorrência de hidrocarbonetos na região, além de ser
realizada antes de a disciplina ser cursada pelos alunos, com isso o aproveitamento
desta aula será precário e insatisfatório.
Além dos problemas particulares de cada ano do curso, infelizmente ainda existem problemas
que afetam os alunos do curso como um todo, sendo eles:
• Auxílios de campo insuficientes para arcar com as despesas em campo, tendo em vista
que as diárias deveriam custear a hospedagem e a alimentação, além de não terem
sofrido o reajuste prometido já para o início de 2011 pelas autoridades competentes.
Outro problema que nos preocupa é a nova resolução que restringe as diárias dos
servidores para no máximo 40 diárias/ano, sendo possível apenas 10 diárias/mês,
inviabilizando assim diversos campos previstos em nossa grade curricular.
• É inadmissível a situação em que se encontra o laboratório de laminação (vinculado ao
Departamento de Recursos Minerais), onde o técnico responsável NÃO CUMPRE SUA
CARGA HORÁRIA DIÁRIA, além de quando presente não realiza suas funções básicas
necessárias para um efetivo funcionamento do laboratório. Além da precariedade da
estrutura física e sucateamento dos equipamentos utilizados, muitas vezes causados
por alunos que os utilizam sem a devida instrução causada pela ineficiência do técnico
responsável.
• Como já é de conhecimento de todos desta instituição, o curso de Graduação em Geologia necessita uma atenção especial quanto à demanda de carros para
pesquisa/trabalhos de conclusão de curso (TCC), para que sejam realizados com
eficiência, mantendo o prazo e o nível almejado e requisitado pela sociedade
acadêmica/científica, engrandecendo assim o respeito ao nome da Instituição;
• Um problema simples, mas de grande influência no aproveitamento do curso é a falta
de mobília em melhores condições de uso e em quantidade necessária para suprir a
demanda dos alunos que vem aumentando a cada ano num ritmo acelerado diante
desse quadro atual em que se encontra a instituição, solicitamos então a melhoria em
salas de aulas e laboratórios (sedimentologia por exemplo) nos aspecto de aquisição
de cadeiras adequadas, mesas para desenhos, e etc; Sendo assim com os problemas citados acima, solicitamos que seja colocado em discussão na reunião do colegiado ainda nesta semana, bem como na reunião para a organização da grade de curricular do curso. Necessitamos de uma resposta urgente, o curso padece por problemas urgentes, e temos a certeza de que somos o lado forte da história, o passado acadêmico deste curso nos evidencia isto, e este documento explicita que a geologia vive, e está atenta aos seus problemas e deseja solução.
que afetam os alunos do curso como um todo, sendo eles:
• Auxílios de campo insuficientes para arcar com as despesas em campo, tendo em vista
que as diárias deveriam custear a hospedagem e a alimentação, além de não terem
sofrido o reajuste prometido já para o início de 2011 pelas autoridades competentes.
Outro problema que nos preocupa é a nova resolução que restringe as diárias dos
servidores para no máximo 40 diárias/ano, sendo possível apenas 10 diárias/mês,
inviabilizando assim diversos campos previstos em nossa grade curricular.
• É inadmissível a situação em que se encontra o laboratório de laminação (vinculado ao
Departamento de Recursos Minerais), onde o técnico responsável NÃO CUMPRE SUA
CARGA HORÁRIA DIÁRIA, além de quando presente não realiza suas funções básicas
necessárias para um efetivo funcionamento do laboratório. Além da precariedade da
estrutura física e sucateamento dos equipamentos utilizados, muitas vezes causados
por alunos que os utilizam sem a devida instrução causada pela ineficiência do técnico
responsável.
• Como já é de conhecimento de todos desta instituição, o curso de Graduação em Geologia necessita uma atenção especial quanto à demanda de carros para
pesquisa/trabalhos de conclusão de curso (TCC), para que sejam realizados com
eficiência, mantendo o prazo e o nível almejado e requisitado pela sociedade
acadêmica/científica, engrandecendo assim o respeito ao nome da Instituição;
• Um problema simples, mas de grande influência no aproveitamento do curso é a falta
de mobília em melhores condições de uso e em quantidade necessária para suprir a
demanda dos alunos que vem aumentando a cada ano num ritmo acelerado diante
desse quadro atual em que se encontra a instituição, solicitamos então a melhoria em
salas de aulas e laboratórios (sedimentologia por exemplo) nos aspecto de aquisição
de cadeiras adequadas, mesas para desenhos, e etc; Sendo assim com os problemas citados acima, solicitamos que seja colocado em discussão na reunião do colegiado ainda nesta semana, bem como na reunião para a organização da grade de curricular do curso. Necessitamos de uma resposta urgente, o curso padece por problemas urgentes, e temos a certeza de que somos o lado forte da história, o passado acadêmico deste curso nos evidencia isto, e este documento explicita que a geologia vive, e está atenta aos seus problemas e deseja solução.
Gratos
PET/Geologia -CEMATEGE- Alunos do curso de Geologia Abaixo listamos os presentes que participaram da reunião que gerou tal documento, cuja
assinatura encontra-se arquivadas juntamente com as assinaturas de todos os Petianos
demonstrando o apoio total do PET-Geologia a esta discussão.
Aryelle Lima de Moraes
Bruno Henrique dos Reis Lima
Caiubi E. S. Kuhn
Camilo josé de F. Neto
Carla Coblinski Tavares
Dalva Pati Mafort
Daniel Richard Pereira de Oliveira
Diogo Isamu de Almeida
Edvaldo José de Oliveira
Gabriela dos Santos
Giulia Guimarães Barbosa Trivelli
João Antonio Curtis neto
Lorena Cristina Dias Martins
Mikael Gonçalves Toledo
Newton Diego Couto do Nascimento
Rafael F. Cabresa
Rone Marcos
Theo Ayres
Acabei de ler a carta circular, sou ex-aluna da geologia e fico muito triste de saber que ainda existem tantos problemas... ao invés de melhorar a situação me parece estar pior!
ResponderExcluirMe formei no início de 2008 e vejo que muitos problemas são remanescentes da minha época. Parabenizo a luta eterna dos alunos por melhoria das codições... desejo sorte e um bom curso a todos.
Abraço,
Marielli Wesz.