terça-feira, 11 de abril de 2017

PALESTRA DO CREA-JR/MT PROPÕE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DA GEOLOGIA UFMT


Para quem não conhece o CREA-JR/MT, ele é um programa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) que foi criado com o objetivo de promover a integração e interlocução entre o sistema CONFEA/CREA e os acadêmicos dos cursos técnicos, tecnólogos e superior das 302 profissões que fazem deste conselho. (http://www.crea-mt.org.br/creajr/index.php)

Para ser um representante de seu curso junto ao CREA-JR/MT, sendo o responsável pela realização da interlocução entre a entidade e seus colegas, é preciso se candidatar a assumir tal representatividade. 

O REGIMENTO INTERNO do CREA-JR/MT fala de “Representantes Estudantis”, sendo 01 (um) Representante e seu
 respectivo Suplente para cada curso referente ao Sistema, presente na Instituição de Educação. Assim, a Geologia UFMT teria direito a dois representantes, um titular e um suplente. (Fonte: http://www.crea-mt.org.br/img_site/files/Regulamento%20do%20GT%20CREA-Jr%20aprovado.pdf)

Infelizmente, fazem mais de dois anos não conseguimos participar efetivamente de um processo eleitoral, indicando um membro de nossa escolha, ou seja, legitimamente eleito entre seus pares, frente aos quais assume o compromisso de representar-nos e de nos informarmos sobre as atividades do órgão.

Fomos informados extraoficialmente na sexta-feira que receberíamos uma palestra na Quinta-Feira, às 15h30, sob a temática "O sistema CONFEA/CREA e as atribuições profissionais do Geólogo", com o Coordenador do CREA-JR/MT 2017 Cauibi Kuhn (Geólogo e Professor do curso de Engenharia de Minas da UFMT). A proposta do referido Coordenador é ao final desta palestra os presentes elegerem os seus representantes dentre aqueles que se apresentassem como candidatos, sendo possível apresentar candidatura mesmo estando ausente na palestra.
É possível verificar na página do CREA-JR/MT (https://www.facebook.com/creajuniormt/), que tal prática se repetiu em outros cursos, campus da UFMT e instituições.

Como presidente do CEMATEGE, solicitando aproximação ao nosso curso ao longo destes dois anos, solicitando termos o direito de elegermos um representante nosso, e solicitando transparência e comunicação dos representantes de nossa instituição, acredito que devemos nos basear no REGIMENTO INTERNO do CREA-JR/MT e nas NORMAS PARA ELEIÇÃO DO CREA-JR¹, exercendo o nosso direito legítimo de elegermos um Representante de Curso como membro dirigente do CREA-JR/MT, tendo então a data final de 20 de Abril para indicar um representante através de Assembleia Geral.

¹Segundo informações do próprio CREA-JR/MT, todo processo eleitoral aprova um regimento eleitoral próprio (https://drive.google.com/file/d/0B4tC3WsbYlsuRjdzZVRmaU1GeXM/view).

Assim sendo, solicito a todos os estudantes de Geologia a marcarem presença na palestra de quinta-feira, com o intuito de se interarem da importância de mantermos uma representação ativa junto ao CREA-JR/MT, e para podermos juntos deliberarmos a melhor forma de eleger o nosso representante para o CREA-JR/MT, em uma Assembleia Geral do CEMATEGE (em data futura), me apresentando totalmente contra a tentativa de eleger um representante da Geologia UFMT para o CREA-JR/MT, em uma tarde de véspera de feriado para alguns, quinta-feira santa para outros. Ressaltando que estamos em final de ano letivo e que o documento que rege este processo eleitoral foi publicado há dois meses atrás sem que nós, estudantes do curso de geologia, recebessemos qualquer informe.

Valéria Schmidt
Presidente do CEMATEGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário