quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Geologia como questão social!

No ultimo mês, ocorreu no Rio de Janeiro uma serie de desastres naturais matando dezenas de pessoas e destruindo o pouco patrimônio que milhares de pessoas possuíam. As favelas do rio e bairros periféricos de outras cidades sempre são manchetes nacionais, mostrando sempre enchentes e deslizamentos.

O que isso tem a ver com o tema?

Hoje no Brasil vimos que não existe políticas eficazes para prevenção destes desastres. Nossos mapeamentos geológicos são da década de 70 e estão em sua maioria na escala de 1/1.000.000. Os países desenvolvidos possuem cartas Geotécnicas e mapeamentos geológicos em escala 1/100.000 ou 1/50.000, essa diferença de precisão influencia diretamente sobre o desenvolvimento da área de mineração (e os empregos gerados), sobre o custo das obras da construção Civil (quanto mais detalhado for a área mais barato será o custo) e o mais importante de tudo sobre a quantidade de vida que se perde em um desastre ambiental. Sendo assim pose se dizer que a GEOLOGIA TEM SUA FUNÇÃO SOCIAL!

Mas isso é só inicio...

Quando paramos pra analisar a historia, vemos que desde que o homem deixou de ser nômade ele passou a escolher locais para morar onde pudesse ter: alimento, água e moradia segura! Contudo hoje vemos diversas pessoas morando em áreas de risco! A final a culpa e de quem? Podemos colocar a culpa na questão social, e dizer que a população só foi morar lá por falta de oportunidades. De fato isso é verdade e inquestionável, contudo temos que analisar o fato de que nosso governos não investem em mapeamento e confecção de cartas geotécnicas. E pior ainda investem rios de dinheiro e locais que na próxima chuva desceram morro a baixo! No Rio de Janeiro, nos últimos 8 anos principalmente sempre vemos na TV propagandas de urbanização de Favelas dizendo que estão dando um vida digna aquela população.
POIS BEM...
ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO!
Um ano depois, as vezes dois ou três anos! Aparece aquele mesmo morro onde foi gasto 80 mil por moradia destruído pelas chuvas.
Mas de quem é a culpa?


AQUECIMENTO GLOBAL?

LIXO?

DO PAPA?

É no final das contas de quem é a culpa?
Só tem uma resposta...

do Governo!


Não tem como exigir que a população de baixa renda tenha conhecimentos sobre as áreas de risco, já que boa parte mal tem acesso a escola de qualidade e as vezes tem até dificuldades pra comer e sobreviver. A culpa então e dos governos mesmo que não fez seu dever de casa:
Não mapeou as áreas de risco!
Não retirou aquelas populações dos locais perigosos!
E ainda por cima joga ao dinheiro dos contribuintes rio a baixo! Já que muitas vezes todo o investimento em infra-estrutura desce morro a baixo!


A GEOGRAFIA, A GEOLOGIA E AS ENGENHARIAS SÃO SIM LIGADAS AOS PROBLEMAS SOCIAIS!


MAS SO SOLUCIONAREMOS MUITOS DOS PROBLEMAS DE NOSSO PAIS QUANDO INVESTIRMOS EM MAPEAMENTO E EM URBANIZAÇÃO BASEADA EM CARTAS GEOTÉCNICAS!



Caiubi Kuhn

Nenhum comentário:

Postar um comentário