sábado, 12 de junho de 2010

CEMATEGE EM AÇÃO

A gestão “discordância” iniciou no dia 8 de dezembro de 2009, contudo de início enfrentamos uma grande dificuldade em receber os repasses financeiros da gestão passada, repasses estes que não foram completados até a presente data.
Apesar das várias dificuldades existentes, o Centro Mato-grossense de Estudos Geológicos iniciou 2010 a todo. No início de Janeiro, já estávamos a todo vapor na organização da semana dos calouros, onde organizamos em parceria com a Coordenação de Curso, o Museu de Rochas e Minerais e o PET ( Programa de Ensino Tutorial ) uma programação compostas de palestras, visitas aos laboratórios, tour pela UFMT, festa, curso de matemática básica, onde os estudantes puderam se preparar um pouco mais para enfrentar as disciplinas de exata, e o mais importante a volta da aula de campo inaugural que já não acontecia há mais de 5 anos.
Como muitos calouros chegaram após o encerramento do processo de seleção para Casa de Estudante, bolsa permanência e alimentação, o CEMATEGE solicitou a PROCEV a reabertura do processo de seleção. Após uma demorada reunião na pró- reitoria obtivemos esta importante conquista que auxiliará na permanência dos calouros de família de baixa renda.
Paralelo a isto, o CEMATEGE  lutava para que os alunos que ficaram retidos por duas disciplinas consecutivas pudessem cursar a série subseqüente, vitória esta  que foi alcançada com muito esforço e trabalho após  4 reuniões de colegiado.
No espaço físico, aconteceram também algumas modificações que melhoraram consideravelmente o  conforto para as horas de descanso da comunidade estudantil. Isso se deve a aquisição de uma TV de 29’, dois sofás a mais, conserto da geladeira, compra de uma caixa de som nova (a velha não teve conserto) e o prometido armário que todos esperavam. Isso é só inicio, no decorrer deste ano trabalharemos ainda mais para a  melhoraria do nosso espaço físico.
Para comemorar o Dia dos Geólogos o CEMATEGE promove, juntamente com o Museu de Rochas e Minerais a palestra “Atribuições do geólogo no mercado de trabalho” ministrada pelo CREA - MT.
A pedido dos estudantes do 5º ano foram solicitados armários e novos computadores  para melhorar as condições para os formandos, pedido feito e atendido. Foram disponibilizados dois armários e três computadores novos.
No mês de abril tivemos a primeira ‘Última Sexta’, que foi realizada na República Garimpo e contou com a participação de boa parte da comunidade geológica, no mês de maio devido a festa do Dia dos Geólogos não realizamos a ‘Última Sexta’, mas este mês ela está de volta.




Foto: aula de campo inaugural em Chapada dos Guimarães




Entretanto a maior vitória conquistada até agora foi o indicativo de aumento da diária de campo para R$ 43 dentro do estado e R$  46 para as demais localidades. Esta vitória veio de um esforço iniciado ainda no ano passado onde encaminhamos um processo a Pró - reitoria de Graduação – PROEG, uma solicitação de aumento de diária. Logo após realizamos três reuniões, onde foram apresentadas as necessidades dos estudantes em campo e o porquê do aumento da diária. Na última reunião realizada, onde estavam o CEMATEGE, a coordenação de curso de Geologia, PROCEV e PROEG, foram fechados os valores acima citados.  No momento estamos aguardando a aprovação da Pró - reitoria de Administração – PROAD e posteriormente a homologação no CONSUNI.
A gestão discordância está trabalhando para melhorar cada dia mais as condições existentes na UFMT e em especial no curso de Geologia e contamos com o seu apoio para nos auxiliar nesta importante missão de lutar por estas melhorias, por isso toda vez que tiverem uma sugestão ou algum problema, nos procurem.









Caiubi Kuhn


Presidente do CEMATEGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário