domingo, 27 de junho de 2010

Encontro Nacional de Casas de Estudante










XXXIV ENCE – Encontro Nacional de Casas de Estudantes
16 a 21 de maio de 2010, Cuiabá-MT

CARTA ABERTA

O movimento de moradia estudantil sempre lutou por uma educação pública, gratuita, de qualidade e laica, onde todos os brasileiros tenham a chance de fazer um curso superior, possibilitando assim igualdade social e melhor distribuição de renda no País. Este é o anseio de muitos jovens brasileiros.
Sabemos que além da democratização da entrada do estudante nas IES (Instituições de Ensino Superior), precisamos que os governantes e gestores de ensino ajam no sentido de apresentarem ações concretas no que tange a assistência estudantil.
Precisamos garantir e efetivar a permanência dos estudantes em condição de vulnerabilidade social nas universidades e para isso é necessário que todas as instituições de ensino tenham restaurantes acessíveis e de qualidade. Assim como suprir a demanda existente por moradia estudantil, destinada ao corpo discente oriundos de  outras localidades (municípios, estados e outros países). É necessário a criação e ampliação das formas de auxilio já existentes para que venha atender a demanda dos estudantes.
Transparência na aplicação dos recursos destinados à assistência estudantil por meio de uma gestão participativa e criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Mato Grosso.
Companheiros a hora é agora, vamos juntos lutar por uma assistência estudantil de verdade.
Junte-se a nos nessa luta!

Entrega da pauta de reivindicação 




Ato Publico em prol da ampliação da Assistência estudantil na UFMT

Os moradores das Casas de Estudantes da UFMT juntamente com os Membros da Secretaria Nacional de Casas de Estudantes e demais presentes no Encontro Nacional de Casas de Estudantes, convida toda a comunidade Mato-grossense para tomar conhecimento  e unir-se a nós na luta pelas seguintes reivindicações:

CRIAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS;
CONSTRUÇÃO DE CASAS DE ESTUDANTES EM TODOS OS CAMPI DA UFMT, UNEMAT E IFMT;
REFORMA, AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CASAS DE ESTUDANTES JÁ EXISTENTENTES;
AMPLIAÇÃO DA BOLSA PERMANENCIA PARA UM SALÁRIO MÍNIMO;
AMPLIAÇÃO E CRIAÇÃO DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS EM TODOS OS CAMPI DA UFMT, UNEMAT E IFMT;
CRIAÇÃO DE CASAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NO ESTADO  DO MATO GROSSO;

postado por: Caiubi Kuhn

Nenhum comentário:

Postar um comentário