terça-feira, 8 de dezembro de 2015

RESOLUÇÃO CD N.º 16, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2015 - Faculdade de Geociências (FAGEO)

Foi publicada na sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2015, a RESOLUÇÃO CD N.º 16, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2015 que dispõe sobre a criação da Faculdade de Geociências (FAGEO) da UFMT:



RESOLUÇÃO CD N.º 16, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2015.
Dispõe sobre criação da Faculdade de Geociências - FAGEO.
O CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no uso de suas prerrogativas e atribuições e,
CONSIDERANDO o que consta nos Processos n.º 23108.112262/2015-16 – CD-84/2015, 23108.063600/2014-90;
CONSIDERANDO a decisão do plenário em sessões realizadas nos dias 06 de novembro de 2015 e 04 de dezembro de 2015,
RESOLVE:
Artigo 1º - Aprovar alterações na Resolução CD n.º 11, de 19 de outubro de 2012, promovendo reorganização na estrutura acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Mato Grosso, ficando criada a Faculdade de Geociências – FAGEO.
Artigo 2º - Ficam extintos os Departamentos de Recursos Minerais e de Geologia Geral, previstos na estrutura do ICET, a função FG1 do Departamento de Recursos Minerais será destinada ao Diretor Adjunto da FAGEO e a FG1 do Departamento de Geologia Geral será transferida para a Reitoria
Artigo 3º - A Faculdade de Geociências terá a organização administrativa, conforme a seguir:
 
Artigo 4º - Até a eleição para o cargo de Diretor e Diretor-Adjunto da Faculdade de Geociências - FAGEO, estas funções serão exercidas pro tempore.Artigo 5º - Os espaços atualmente já ocupados pela área permanecerão sob a responsabilidade da FAGEO.
Artigo 6º - A FAGEO ficará responsável pelos equipamentos e bens patrimoniais disponibilizados a ela.
Artigo 7º - Esta Resolução entra em vigor a partir de 1º de março de 2016, revogadas as disposições em contrário.
SALA DO GABINETE DA REITORIA, em Cuiabá, 04 de dezembro de 2015.MARIA LUCIA CAVALLI NEDER - Presidente
CARLOS TEODORO JOSÉ HUGUENEY IRIGARAY - membro
JOÃO CARLOS DE SOUZA MAIA - membro
JOSÉ CARLOS AMARAL FILHO - membro
JOSÉ MARQUES PESSOA – membro
JOSÉ GUILHERME BARBOSA RIBEIRO - membro
MARCOS PRADO DE ALBUQUERQUE – membro

⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒ ⚒


Convidamos a todos para comemorarmos juntos, amanhã, no Chorinho, choros e serestas, com jantar de massas e roda de samba! TEM QUE ENVIAR NOME PARA LISTA DO JANTAR!




quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Vamos curtir juntos o Sarau Cantos da Consciência?? #40anosGeologiaUFMT



Nesta Quinta-Feira temos encontro marcado no Chorinho, Choros e Serestas.

Com entrada a 1 REAL, o Sarau é em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Show com Mariana Borealis, Clau Simpatia, Odenil Fernandes, Dança da Cia Ayoluwa de Teatro e Dança, Poesia de Thaísa Soares e Artes plásticas de Adriano Silva.

#geologiaufmt40anos #cantosdaconsciencia

Venha participar da construção coletiva das atividades comemorativas dos 40 anos da Geologia UFMT.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mensagem do nosso fundador, Geólogo Cezar Gouvêa.


Segue email recebido pelo nosso primeiro coordenador de curso, o Geólogo Cezar Gouvêa, que teve papel fundamental na fundação do curso de Geologia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Essa é uma foto do "Projeto Aripuanã", de que fui Gerente Supervisor. Era um projeto de desenvolvimento de "tecnologia doce" de desenvolvimento da Amazônia, como dizíamos então, executado pela UFMT na vila de Aripuanã, como representante do Ministério da Educação. Participavam também o Ministério do Planejamento e o Ministério do Interior. A foto é do evento em que fomos contactados pelos índios "Cinta Larga" e foi tirada pelo repórter Mário Chimanovich, esse que aparece de blusão claro na esquerda da foto. O outro aí com os visitantes sou eu, no ano de 1973, se não estou enganado.
Sds. Cezar Gouvêa

Cara Valéria, digna Presidente do CEMATEGE. Tive o prazer de assistir sua entrevista na TV Centro América, encaminhada por uma das participantes da Febrageo, em que você trata das comemorações pelos 40 anos da Geologia na UFMT. Quero registrar para vocês nesse momento festivo, que a criação do nosso curso em Cuiabá, deveu-se, inicialmente, pela preocupação da Petrobras com a baixa permanência de nossos colegas de profissão que serviam à Empresa nas regiões Norte e Centro Oeste, o que à época parece ter sido bastante real, e que foi expressa pelo Diretor de Exploração da época, Carlos Walter Marinho. Quanto ao CEMATEGE - Centro Matogrossense de Estudos Geológicos, foi criado com esse nome pelos bravos colegas que se formaram na primeira turma de ingressos no nóvel Curso, pela proibição vigente na época da ditadura aos diretórios e centros acadêmicos, historicamente contrários ao regime militar. A solução foi, então, a criação de uma entidade de "estudos", mas cuja preocupação foi sempre a de defender os alunos e o próprio Curso. Liderado pelo aluno Manoel Vilanova, seu primeiro Presidente, teve sua prova de fogo na primeira greve estudantil organizada na UFMT, em defesa da melhoria da qualidade do ensino, ameaçada pelo aumento de ingressos sem o conveniente aumento dos recursos disponíveis. Aconteceu, então, forte pressão de Brasília sobre a direção da UFMT no sentido de "acabar com a greve a qualquer custo", exercida sobre mim pessoalmente, acusado de ser um "incentivador" da rebeldia dos alunos, o que de certa forma tinha alguma razão de ser, posto que sempre lhes disse da importância de lutarem pela qualidade do ensino que lhes era oferecido. Os estudantes não se dobraram, e o resultado foi o compromisso assumido pelo Reitor que hoje vocês entrevistarão, assinado na ata de uma reunião que teve lugar no auditório do CCET, que espero conste dos documentos históricos que vocês preservam,. assim como espero que prevaleça hoje aquele espírito interessado e altaneiro que movia os Estudantes de Geologia da UFMT. Meu abraço solidário aos colegas que se formaram nessa nossa Geologia durante esses quarenta anos, assim como abraço os alunos que compõem seu Corpo Discente atualmente, e que você muito honrosamente representa.
Atenciosamente, Geol. Cezar A. T. Gouvêa

UFMT comemora 40 anos do Curso de Geologia


Foi ao ar ontem, ao vivo, no Jornal da Manhã do canal Gazeta, uma entrevista com a atual presidente do CEMATEGE, Valéria Schmidt, sobre o aniversário de 40 anos da Geologia UFMT.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Defesa de Memorial dos professores Maria Zélia Aguiar de Sousa e João Batista de Matos

Da sessão de Defesa de Memorial de nossos professores, compartilho aqui imagens das defesas de nossos professores:

Maria Zélia Aguiar de Sousa


João Batista de Matos



O CEMATEGE se alegra em ver seus professores alcançando o reconhecimento institucional pelos anos dedicados ao Ensino e Pesquisa.




terça-feira, 20 de outubro de 2015

40 anos da Geologia UFMT





À Comunidade Geológica UFMT



Convidamos todos os membros da família Geologia UFMT a participarem da construção coletiva das atividades comemorativas dos 40 anos de publicação da Portaria n. 82 de 08 de outubro de 1975, que criou oficialmente o Curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Para tanto, contamos com a colaboração, na forma de apoio/patrocínio, e engajamento. Gostaríamos de receber dos ex-alunos e professores material fotográfico e colocamos á disposição a possibilidade de realização de entrevistas. O envio de memórias deve ser feito para o e-mail geologiaufmt40anos@gmail.com, sejam elas narrativas, fotografias, filmagens etc. Qualquer contribuição será de valor inestimado neste processo.
Realizaremos o lançamento das comemorações dos 40 anos de fundação do curso de geologia no dia 29 de outubro de 2015 e seguiremos com palestras e festas mensais até maio de 2016, finalizando com grande baile de DIA DO GEÓLOGO 2016.
No dia 29 de outubro de 2015, a partir das 20:00h, após as comemorações e palestras que ocorrerão pela manhã, realizaremos um jantar dançante no CHORINHO CHOROS E SERESTAS, um brinde a esta data tão importante e histórica para o curso, visando o reencontro de amigos e turmas egressas da UFMT.

Estamos a disposição para atendê-los pelos telefones:
 (65) 9959-8181 (Valéria) / (65) 9946-6514 (Bárbara) 

OS: Gostaríamos de informá-los que o CNPJ do CEMATEGE se encontra em situação regular junto à Receita Federal, sendo assim possível a restituição total no imposto de renda do valor doado mediante apresentação de recibo simples.





PROGRAMAÇÃO






DIA 29 DE OUTUBRO



Local: AUDITÓRIO DO MUSEU DE MINERAIS, ROCHAS E FÓSSEIS DA UFMT



ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES:



8:30 horas: Palavra da Reitora:   Magnífica Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder.



9:00 horas: Ex-Reitor - Gabriel Novis Neves – A fundação do curso de Geologia.



9:30 horas: Palestra do Prof. Dr. Jayme Alfredo D. Leite – 40 anos de Geologia UFMT- A história que estamos construindo.



10:00 – Coffee Break 






10:30 - I Mostra Científica dos Estudantes da Geologia da UFMT- graduação e pós-graduação e visita ao Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da UFMT, aos laboratórios do curso e salas de aulas.





20:00 HORAS – Jantar Dançante no Chorinho, Choros e Serestas com apresentação de Henrique Maluf e Mariana Borealis.
O Jantar Será Servido às 22:00h, com cardápio de comida típicas cuiabana e rica mesa de saladas.




Ingressos: R$ 30,00 Período de venda: 06 a 23 de Outubro de 2015.
Local: Bloco da Geologia ou por telefone
(65) 9959-8181 Valéria (Vale Schmidt) - Sala 162 B/Sala do PET-Geologia/DGG
(65) 9946-6514 Bárbara Nanda - Sala 141/Sala dos Mestrandos/DRM


Lembrando: Bebidas serão pagas individualmente.

CAMISETAS DO EVENTO:

 




CAMISETAS R$ 25,00

Banco do Brasil
Agência: 3325-1
Conta Corrente: 16365-1
Valéria Schmidt

Não se esqueça de enviar o comprovante!




segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SELEÇÃO 2016 - PPG EM GEOCIÊNCIAS, CAMPUS CUIABÁ

Está disponível no site da UFMT o Edital de Seleção 2016 do Programa Pós Graduação em Geociências, Campus Cuiabá.

Área de Concentração:
Geologia Regional e Recursos Minerais
Linhas de Pesquisa:
Geologia Regional e Tectônica
Geoquímica e Metalogenia 



Programa de Pós-graduação em Geociências
Departamento de Recursos Minerais
Bloco E, Sala 137/ICET/UFMT
Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367
Bairro Boa Esperança, CEP:78060-900
Cuiabá-MT.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Que tal conhecer um pouco da história e da estrutura da UFMT?


Vídeo um pouquinho antigo, mas compartilhado recentemente pela TVU em seu portal no youtube:



quinta-feira, 25 de junho de 2015

AULA DE CAMPO INAUGURAL CALOUROS 2015

No dia 25 de Maio rolou a Aula de Campo Inaugural dos Calouros 2015 da Geologia UFMT. Atividade clássica realizada anualmente, sempre que possível, pelo CEMATEGE.
Aquele super obrigado ao nosso querido professor Fernando Ximenes, aos professores Débora Faria e Rafael Cabrera, aos monitores Henrique Vieira e Flávio Cogo e ao nosso anfitrião Fernando Almeida Jr, proprietário do Mirante Alto Do Céu que nos recebeu calorosamente.
Que em breve estejam com a estrutura desejada para aulas de campo de diversas temáticas, pois o Mirante Alto do Céu é espaço de belezas naturais e de uma riqueza em geodiversidade e biodiversidade!



Clique na foto para conferir o álbum completo!


terça-feira, 23 de junho de 2015

Um vulcão visto por dentro!

O mestrando Frankie Jame Serrano Fachetti nos mostra o interior do vulcão Hayocota, localizado no Salar García, no Departamento de Oruro, Bolívia.
O vídeo foi gravado durante uma aula de campo do Programa de Pós Graduação em Geociências, no ano de 2013.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Hoje é dia de Fuzuê da Geologia


Galera do quinto ano trabalhando para organizarem a festa de formatura da turma!

terça-feira, 26 de maio de 2015

BARSEMLONA CAMPEÃO DO FUTGEL 2015/01!!



O time BarSemLona foi campeão do Primeiro Futgel 2015!
Entraram em campo os craques formandos do quinto ano: Theo Bajgielman Ayres, Gustavo Bárrios, Bruno Kenzo, Willian Giovanni Zan, Elivelton Suhre,  Luiz Eduardo Araújo,  Bruno Henrique e Paulo Henrique Madureira Ogando.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

CINEPET APRESENTA: A Lei da Água - Novo Código Florestal


Quarta-feira, 20 de maio, às 18h, no Auditório Mofão!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Audiência Pública Geologia e políticas públicas e as perspectivas do setor mineral!


Sala de Estudos Manuel Vila Nova

E a Sala de Estudos Manuel Vila Nova está tomando corpo! Logo mais o acervo bibliográfico do CEMATEGE estará disponível nela! Ainda falta trocar lâmpadas, ajustar tomadas e pontos de rede. A mesa grande para estudos logo estará disponível.
Lembramos a todos que nada disso seria possível sem a união de forças costumeiras da comunidade geológica ufmtiana!

GEOLOGIA UFMT UNIDA PELA MELHORIA E MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADA EM NOSSO CURSO!

VIVA A GEOLOGIA!
VIVA O CEMATEGE!
VIVA A ENEGE!
VIVA O ENEGEO!


O nosso letreiro ainda contém alguns erros, mas já conseguimos prestar nossa primeira homenagem ao Manuel Villanova!



segunda-feira, 4 de maio de 2015

6jorUFMT publica matéria sobre a suspensão de nossa greve estudantil

segunda-feira, 4 de maio de 2015


Alunos de Geologia da UFMT anunciam fim da greve estudantil

ANA PAULA DOS SANTOS
BRUNA ULIANA

Os alunos de Geologia da UFMT anunciaram, na última quarta-feira [29/04], o fim da greve estudantil que já durava 20 dias. A decisão ocorreu após uma reunião entre estudantes, professores, a reitora Maria Lúcia Cavalli, representantes da PRAE [Pró-Reitoria de Assistência Estudantil] e da PROEG [Pró-Reitoria de Ensino de Graduação], na terça-feira [28]. 

                 [Fonte: CEMATEGE]            
Entre as demandas dos alunos estão a manutenção das vagas de professores aposentados, a aquisição de material bibliográfico adequado e atualizado, a manutenção dos laboratórios, melhorias no espaço físico do bloco, o reajuste das diárias de campo e a criação do Instituto de Geociências.O aluno Victor Rodrigues Oliveira, do 4º ano, conta que os laboratórios estão defasados e com muitos equipamentos quebrados. “Eu estou na UFMT há cinco anos e, desde que entrei, os laboratórios são os mesmos, não tiveram nenhuma melhoria. Tem máquina que está quebrada, e a gente tem que mandar amostras para Brasília ou Manaus para análise. Isso porque aqui têm laboratórios, mas estão quebrados e ultrapassados”.


[Fonte: CEMATEGE]
O curso de Geologia, que existe há 40 anos, pertence ao Instituto de Ciências Exatas e da Terra [ICET], que abrange também os cursos de Estatística, Matemática e Química. Os estudantes lutam, desde 2012, pela criação do Instituto de Geociências, que traria uma reestruturação administrativa para o curso, viabilizando, assim, maior autonomia. “O Instituto de Geociências era uma das propostas da reitora desde a última eleição, e tiraria a Geologia do ICET, colocando-a num instituto próprio”, conta Victor.


A estudante e presidente do Centro Mato-grossense de Estudos Geológicos [CEMATEGE], Valéria Schmidt, explica que nem todas as demandas foram atendidas, mas que a greve serviu para que os estudantes compreendessem melhor a situação do curso e como cobrar melhorias de uma maneira mais eficaz. “Nós estávamos em um mar de desconhecimento, e agora a gente tem um pouco de noção do que está acontecendo. Por isso, a gente decidiu suspender a greve e transformá-la em um movimento constante de luta, de acompanhamento. Tanto no que diz respeito a cobrar e participar do plano pedagógico do curso, quanto na busca por melhorias”.


Após a reunião entre os estudantes e a reitora Maria Lúcia Cavalli, ficou decidido que professores substitutos serão contratados ainda neste semestre. A reitora também garantiu que providenciará os recursos necessários para a criação do Instituto de Geociências até o final do seu mandato.


Programação alternativa durante a greve


No transcorrer da greve estudantil, os estudantes organizaram uma série de atividades no bloco da FAET [Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia], que incluíam as assembleias gerais dos estudantes e a exibição diária de documentários com temáticas geológicas e de ciências afins. Palestras ministradas por professores sobre temas relacionados ao curso também foram oferecidas, além de minicursos de Introdução ao Geoprocessamento, Bússola, Introdução ao Corel Draw, Perfis e Mapas Geológicos, Sondagem, dentre outros.


               [Fonte: CEMATEGE]

domingo, 19 de abril de 2015

Atividades de greve - Minicurso de sondagem.

Será realizado nessa segunda ás 9:00 da manhã um mini curso ministrado por fernanda sobre furos de sondagem! Não percam!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Nosso movimento no Programa SBT Comunidade!



No dia 09 de abril foi exibida nossa entrevista no Programa SBT Comunidade!

Uma das notícias mais lidas da semana

A notícia da nossa greve está entre as notícias mais lidas da semana!



quarta-feira, 15 de abril de 2015

Os Estudantes de Geologia da UFMT estão em Greve Geral:


Pela manutenção de nossas vagas de professores aposentados e falecidos: Estamos em negociações junto aos componentes da Congregação do ICET e buscando negociações junto à Administração Superior para que as vagas que historicamente destinadas ao nosso curso sejam assim mantidas, garantindo o atendimento das especificidades de nossas disciplinas;
Pela aquisição de material bibliográfico adequado, conforme consta no próprio parecer de avaliação do MEC que pontuou o Curso de Geologia da UFMT com uma nota 4;
Pela criação de uma biblioteca setorial no Departamento de Geologia conforme exigência do MEC;
Pela adequação de nosso espaço físico e pela manutenção de nossos laboratórios, conforme processo em trâmite;
Pela execução do projeto de ampliação do bloco de Geologia, também em trâmite;
Pelo reajuste de nossas diárias de campo;
Pela aquisição de ônibus adequados às nossas realidades de aulas de campo.

Mesmo que insistam em dizer que a criação do Instituto de Geociências é um processo demorado, seguimos na defesa de sua criação que desde 2012 foi protocolado à Reitoria. Nossa atual reitora, Prof. Dra. Maria Lucia Cavalli Neder, foi eleita com a proposta de campanha a criação de nosso Instituto. Em 2014 foi protocolado novo pedido.
Lembramos a todos que o curso de Engenharia de Minas criado em 2015 (Campus Várzea Grande) é resultado destes processos. Parte de nosso Projeto foi executado, queremos que ele seja finalizado por completo. Entendemos os trâmites burocráticos, mas pedimos celeridade e transparência.
Sabemos que as burocracias são necessárias, mas até quando teremos que esperar?

Os estudantes de geologia estão com desfalque de professores em todos os anos letivos, de primeiro à quinto ano.
Contamos com três salas de aula, e suprimos a demanda por espaço físico assistindo aula em laboratórios inadequados para tal.
Nossos laboratórios precisam de manutenção, de mais equipamentos e ampliação. Nossas turmas chegam a ser divididas nas aulas práticas em até três grupos devido à quantidade de equipamento disponível.
A ausência de salas de aula e laboratórios suficientes às nossas demandas dificultam muito a reposição de aulas e até mesmo os ajustes de quadros de horários, já que muitas disciplinas dependem dos mesmos laboratórios.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

12 razões de porque sou contra a criação do Instituto de Geociências na UFMT


1 – Porque não confio em cursos inexperientes como esse, fundado em 1975 e que está completando só 40 anos, é um menino ainda, ademais a própria UFMT faz 45 anos esse ano, ou seja, juízo pra esse povo;

2 – Porque na atual situação do país de cobrar transparência e controle dos gastos públicos, acho extremamente mais fácil que as diárias destinadas para as aulas de campo da Geologia sejam geridas por uma outra organização, que não a própria Geologia, enviar toda a verba pro ICET é bem melhor, porque faz o dinheiro dar mais voltas antes de chegar onde tem que chegar e isso é ótimo. Ademais os professores desse curso são sempre imediatistas, entregam com a antecedência necessária o cronograma de campo a Proeg para aprovação, e um curso novo como esse ainda não tem seus campos bem definidos;

3 – Porque a Decisão ad referendum 01/2015 do CONSUNI, diz que as vagas de professor oriundas de aposentadoria, demissão ou morte, ficam com o instituto e deve ser realocada de acordo com os PIAS e o Projeto Pedagógico do Curso. Acho totalmente descomplicado exigir um planejamento pedagógico contemplando a diminuição do quadro de docentes, e pensando bem, quem melhor para conhecer o projeto pedagógico da Geologia da UFMT, a própria Geologia? Claro que não, é melhor que o ICET resolva isso, afinal Matemática, Estatística e Química são cursos reconhecidamente similares a Geologia, aja visto que é comum Geólogo dar aula de matemática e estatístico ensinar química;

4 – Porque não confio em um curso que obteve conceito 4 do MEC numa escala que vai até 5, isso demonstra o caráter baderneiro dessa galerinha mobilizada pela melhoria na educação superior;

5 – Porque é um curso que atualmente não tem significativa importância no estado, no meio de uma crise de água, é esse profissional que pode abastecer desde o bairro, até a África, como já foi feito. Não consigo entender ainda porque algumas empresas vieram da Europa e África selecionar os graduandos e graduados desse curso;

6 - Porque um curso que conta com 3 salas de aula, possui apenas 2 programas de Pós Graduação (mestrado), ficam por aí formando mestres em Geociências e em Recurso Hídricos que ficam entupindo outras universidades, órgãos ambientais e prefeituras se tornando servidores elogiáveis;

7 – Porque também não confio que os professores desse curso tenham condições de organizar alguma coisa, só por realizar Simpósio de Geologia do Centro Oeste em 2009 e 2013, Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos em 2013, Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica 2015 e mais um monte de outros eventos, organizar evento sem grana em nada se assemelha a organizar um instituto;

8 – Porque mesmo com a criação do Instituto de Geociências, os problemas da Geologia ainda continuarão a existir, de forma que fica bem mais fácil que o professor da matemática entenda todas as especificidades do curso, se convença delas e a partir de então as resolva, essa situação de cada um com os seus problemas não se sustenta, haja visto a efetividade na resolução dos antigos problemas desse curso;

9 – Porque esse curso em nenhum momento proporcionou retorno a UFMT, só porque criou-se o curso de graduação em Engenharia de Minas através dos professores desse curso e os concursos realizados até o momento mostram que os aprovados são egressos da Geologia-UFMT, não vejo relação direta com a qualidade da graduação e pós graduação atual;

10 – Porque criar Instituto é dividir, separar, e não é assim, de uma hora pra outra, como quando em 2012 os professores da Geologia ingressaram com o processo 23108.0192281/12-8 justificando a criação do Instituto de Geociências e no meio de tantos papéis ainda não foi efetivado, mas tá indo, ou voltando porque na última vez foi informado que o processo está com o ICET e que ele vai apreciar. Pronto, tudo esclarecido, o ICET tem que cuidar da Matemática, Estatística, Química e certamente tá um pouco apertado pra cuidar da Geologia, por isso melhor manter a Geologia com eles, sem entrar no mérito de que o extinto departamento de Física do ICET, se tornou instituto através do processo 23108.005889/08-5 em longos e intermináveis 3 meses do ano de 2008, conforme Resolução CD 20/2008;

11 – Porque criar um instituto vai muito além de uma assinatura da reitora e não é porque ela prometeu em sua campanha que as coisas devem acontecer;

12 – Porque é mais fácil ter show do Flávio Venturini e a Orquestra Sinfônica da UFMT no teatro universitário do que criar o Instituto de Geociências;

Essa foi uma forma torta, de tentar dialogar de maneira diferente com a Administração Superior da UFMT, é preciso ficar claro que não existe lado nessa luta, todos estamos do mesmo lado, ou pelo menos deveríamos estar. A reestruturação administrativa da Geologia, transfere diretamente pra ela toda a responsabilidade de dialogar acerca dos inúmeros problemas que este curso tem a duras penas driblado a exatos 40 anos. Se o curso necessita hoje de uma restruturação física e pedagógica, a administrativa encabeça a lista de prioridades para a construção de uma geologia ainda mais forte num futuro muito próximo.

#IG_UFMT #ConversaReitora #AssinaReitora

 * Edvaldo Oliveira


quinta-feira, 9 de abril de 2015

CARTAS DE APOIO QUE RECEBEMOS

MOÇÃO DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA DA UFMT/CUIABÁ

Os Estudantes do curso de graduação em Geologia estão organizados em greve desde 06 de Abril de 2015, por deliberação em Assembleia Geral, reivindicando a criação do Instituto de Geociências.
Os estudantes do curso acreditam que com a criação do Instituto, muitas das reformulações necessárias para a melhoria das condições de ensino-aprendizagem e de infraestrutura do curso, poderão se concretizar.
Acreditamos que o diálogo e a aliança entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica é fundamental para que a luta seja vitoriosa e as conquistas contribuam para a melhoria do curso.
Os Centros Acadêmicos de Medicina Veterinária (CAVET), Engenharia Florestal (CAEF) e Zootecnia (CAZOO) manifestam apoio à greve dos estudantes do curso de Geologia da UFMT/Cuiabá, pois também defendemos uma Universidade Publica, e de qualidade, capaz de produzir e socializar conhecimentos para a sociedade.

Assinam:
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal
Centro Acadêmico de Zootecnia


********************************* 



       
O CAGEO ( Centro Acadêmico de Geografia gestão Espaço Livre) vem a publico declarar solidariedade aos alunxs e todo o departamento em greve,assim como o curso de Geologia a Geografia  desde o ano de 2013 também enfrentou os problemas de falta de professores e de estrutura para uma formação acadêmica de qualidade e gratuita.
No mesmo ano de 2013 foi convocada uma reunião com a reitoria da UFMT e a mesma não demonstrou aberta ao diálogo e com o discurso pronto atuou com medidas paliativas afim de silenciar o departamento de Geografia alunxs, professorxs e técnicos.
Não é de hoje que esses ataques vem acontecendo, a proibição das festas dentro da UFMT,lembrando que o espaço da Universidade é PUBLICA e aberta a COMUNIDADE, a retirada das cantinas do controle do DCE, lembramos também que o espaço destinado a cantina do ICHS esta abandonada e com os alunxs do bloco há uma tentativa de tornar este espaço um local de vivencia dos estudantxs.Outro problema que cerca os alunxs da UFMT é com relação ao P.A.I Programa de Acolhimento Imediato, cerca de 25 alunxs hospedados em um Hotel de Cuiabá e destes poucos conseguiram ser selecionados a prestar documentação a PRAE Programa de Assistência Estudantil e assim puderam receber os auxílios, aos demais couberam entrar com recurso para garantir os auxílios, neste sentido deixa claro que o sistema não funciona pois não leva a justificativa em conta e num modelo quantitativo escolhe aleatoriamente por meio de nota quem deve prosseguir no processo seletivo para os auxílios,causando assim antes mesmo de se iniciar o curso abandonar por não terem uma assistência de qualidade. Por ultimo, o ataque da reitoria vem com a retirada da Xerox e com isso a retirada da autonomia dos alunxs , e com esta retirada os professores também saíram perdendo pois textos acadêmicos era disponibilizados a um preço acessível tendo em vista a precariedade das bibliotecas setoriais e biblioteca Central com falta de livros. A reivindicação do RU Restaurante Universitário PUBLICO e de QUALIDADE também é reivindicação do CAGEO e dos estudantxs do curso de Geografia.
Com isso nos mostramos solidários e aberto a construção de uma unidade na Luta com o curso e alunxs de Geologia, e assim que toda a Universidade se mobilize em prol de uma educação gratuita e de qualidade aberta a comunidade e com toda a assistência garantida a todos da UFMT. Livre de opressões, laica, sem racismo, sem LGBTfobia, GRATUITA E DE QUALIDADE.

CAGEO- Centro acadêmico de Geografia
 Gestão Espaço Livre
Cuiabá,07 de Abril de 2015
 

  *********************************



MOÇÃO DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ

Os discentes do curso de graduação em Geologia mobilizaram-se a favor de greve, que teve início na última quinta, dia 06 de abril de 2015, reivindicando a criação do Instituto de Geociências e a abertura de processo seletivo para contratação/admissão de professores, decisão essa tomada em Assembleia. Os estudantes do curso acreditam que a criação do Instituto incentivará reformulações para melhorias das condições de ensino e de infraestrutura do curso. Acreditamos que o diálogo, a aliança e a participação de toda a comunidade acadêmica é fundamental nessa mobilização, para que essas conquistas contribuam para a melhoria do curso. O Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica manifesta apoio à greve dos estudantes do curso de Geologia da UFMT/Cuiabá, pois também defendemos a educação pública e de qualidade, capaz de abrir caminho para o conhecimento de forma progressiva para a sociedade.

Atenciosamente,

Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica.


********************************* 


CENTRO ACADÊMICO DA ENGENHARIA CIVIL JOÃO BOSCO AUGUSTO LONDON
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT.
CAMPUS UNIVERSITARIO GABRIEL NOVIS NEVES.
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – FAET.
AV. FERNANDO CORREIA DACOSTA, S/N, BOA ESPERANÇA, CUIABÁ-MT.

PRESIDENTE: JOZÉ AUGUSTO – (65) 9634-9874
VICE-PRESIDENTE: IGOR RUIZ – (65)9986-0837
SECRETÁRIO: LUAN SOARES – (65) 9996-8970


Carta de Apoio a Greve dos Estudantes de Geologia

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato grosso, em nome dos discentes de engenharia civil, vem por meio desta declaração, manifestar solidariedade aos estudantes do curso de  Geologia.
Compartilhando do sentimento de indignação a forma como o ensino tem sido tratado por esta instituição, sentimos que a decisão tomada pelos discentes de Geologia foi mais que necessária.

Há na maioria dos cursos do complexo ICET-FAET uma enorme necessidade de reestruturação tanto do planejamento de ensino quanto de estrutura física. O curso de Engenharia Civil é um deles, que sofre com uma grade curricular defasada e laboratórios sucateados.
Sabemos que a paralisação das atividades de ensino é prejudicial a diversos setores, entre eles os dos discentes, entretanto é um mal necessário, já que as melhorias não têm partido de estâncias superiores.

Por fim, esperamos que as reivindicações dos estudantes do curso de Geologia sejam atendidas o mais rápido possível e que as autoridades se atentem para os demais cursos do ICET-FAET.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA DA GREVE ESTUDANTIL DA GEOLOGIA

ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA

Normalmente às 11h30, na sala 158. Mas estão ocorrendo diariamente de acordo com nossas demandas.

CINEMATEGE/CINEPET

TODOS OS DIAS NA SALA 163
Projeções de Documentários geológicos e de temáticas de ciências afins.

Alguns dos Documentários exibidos diariamente:
Rota Universitária: Geologia UFMT
Men of Rock
Cosmos
How the earth was made
Wonders of the Universe
Wonders of Solar System
How the earth Works
The Power of the Earth

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

1ª TURMA: 30 Vagas. 1 e 2º ANO.
07/04/2015, Terça-Feira, 14h, Laboratório de Geoprocessamento.
10/04/2015, Sexta-Feira, 14h, Laboratório de Geoprocessamento.
22/04/2015, Quarta-Feira, 8h, Laboratório de Geoprocessamento.


Responsável pela atividade: Prof. Ms. Thiago Silva.

CURSO DE BÚSSULA

Noções Básicas de Orientação Geográfica para Geologia

1ª TURMA:
09/04/2015, Quinta-Feira, 14h, Sala de Estrutural e Litopraça. 25 Vagas. 3º e 4º ANO.
2ª TURMA:
10/04/2015, Sexta-Feira, 8h, Sala de Estrutural e Litopraça. 25 Vagas. 2º e 3º ANO.

Responsáveis pela atividade: Graduando João Curtis e Grupo PET Geologia.

CURSO INTRODUTÓRIO DE COREL DRAW

1ª TURMA:
Quinta-Feira, 8h, Sala do PET 162B. 20 Vagas. 4º e 5º ANO. 12 Vagas. + 4 vagas para pessoas com notebook.
2ª TURMA:
Sexta-Feira, 8h, Sala do PET 162B. 20 Vagas. 4º e 5º ANO. 12 Vagas. + 4 vagas para pessoas com notebook.

Responsável pela atividade: Mestranda Jéssica Torretti (Mestrado em Geociências - UFMT).

CONVERSAS COM EX PRESIDENTES DO CEMATEGE:

Retomando o histórico de luta do nosso Centro Matogrossense de Estudos Geológicos.

Edvaldo Oliveira, Caiubi Kuhn, Marcelo Galé e Rone Marcos.
Bate papos e charlas cotidianas, presenciais e espirituais.

FUTEBOL COM A ENGENHARIA DE MINAS

10/04/2015, Sexta-Feira, 18h, nas Quadras Cobertas. 10 vagas (2 times).

Responsáveis pela atividade: Suricato (CEMATEGE) e Ricardo (Graduado em Engenharia de Minas)

CURSO INTRODUTÓRIO DE CGD KIT (Software de Geoquímica)

1ª TURMA:
11/04/2015, Sábado, 8h, Sala do PET 162B. 20 Vagas. 4º e 5º ANO. 12 Vagas. + 4 vagas para pessoas com notebook.
2ª TURMA:
11/04/2015, Sábado, 14h, Sala do PET 162B. 20 Vagas. 4º e 5º ANO. 12 Vagas. + 4 vagas para pessoas com notebook.
OBS: Em caso de disponibilidade de vagas, na hora as vagas restantes serão ofertadas aos estudantes de 2º e 3º Ano.

Responsável pela atividade: Mestranda Shayenne Fontes Nogueira (Mestrado em Geociências - UFMT).

MINI CURSO DE PERFIS E MAPAS GEOLÓGICOS

1ª TURMA:
12/04/2015, Domingo, 8h, Sala de Estrutural. 30 Vagas. LIVRE.
2ª TURMA:
12/04/2015, Domingo, 14h, Sala de Estrutural. 30 Vagas. LIVRE.

TRAZER MATERIAL NECESSÁRIO:
Lápis, lápis de cor, régua, papel quadriculado e papel manteira ou vegetal.

Responsáveis pela atividade: Graduandos Victor Rodrigues e Juliana Freitas de Araujo.




OFICINA DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS

1ª TURMA:
14/04/2015, Terça-Feira, 8h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.
2ª TURMA:
14/04/2015, Terça-Feira, 9h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.
3ª TURMA:
14/04/2015, Terça-Feira, 10h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.
4ª TURMA:
15/04/2015, Quarta-Feira, 8h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.
5ª TURMA:
15/04/2015, Quarta-Feira, 9h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.
6ª TURMA:
15/04/2015, Quarta-Feira, 10h, Laboratórios e Área Verde. Encontro na Litopraça. 10 Vagas. LIVRE.

Responsáveis pela atividade: Graduandos Cristian Borges, Rafael Modesto, Weslley Guimarães, Henrique Aquino, Davi Sperandio e Jéssica Moreira.

PALESTRAS E MINI CURSOS:


Palestra sobre Rochas Ígneas _ Prof. Dr. Ronaldo Piovesan
14/04/2015, Terça-Feira, 14h, Sala 158.
Mini Curso sobre identificação e descrição de Rochas Ígneas
14/04/2015, Terça-Feira, 15h30, Sala 158.

Palestra sobre Rochas Sedimentares_ Prof. Dr. Gerson Salles
15/04/2015, Quarta-Feira, 14h, Sala 158.
Mini Curso sobre identificação e descrição de Rochas Sedimentares
15/04/2015, Quarta-Feira, 15h30, Sala 158.

Palestra sobre Rochas Metamórficas _ Prof. Dr. João Matos
16/04/2015, Quinta-Feira, 14h, Sala 158.
Mini Curso sobre identificação e descrição de Rochas Metamórficas
16/04/2015, Quinta-Feira, 15h30, Sala 158.

Responsáveis pela atividade: Graduandos Victor Rodrigues e João Curtis.

CONVERSAS COM EX ALUNOS DA GEOLOGIA UFMT:

De suas experiências e vivencias enquanto estudantes de Geologia da UFMT às suas experiências profissionais após egresso acadêmico.
14/04/2015, Terça-Feira, 18h, Litopraça.

CAFÉ GEOLÓGICO:

Uma oportunidade diferenciada de diálogo.
10/04/2015, Sexta-Feira, 16h, Litopraça.
Convidados: Marcelo Galé
15/04/2015, Quinta-Feira, 18h, Litopraça.
Convidados: Marcelo Galé
16/04/2015, Quinta-Feira, 18h, Litopraça.

Convidados: Ricardo K. Weska