quinta-feira, 9 de abril de 2015

CARTAS DE APOIO QUE RECEBEMOS

MOÇÃO DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA DA UFMT/CUIABÁ

Os Estudantes do curso de graduação em Geologia estão organizados em greve desde 06 de Abril de 2015, por deliberação em Assembleia Geral, reivindicando a criação do Instituto de Geociências.
Os estudantes do curso acreditam que com a criação do Instituto, muitas das reformulações necessárias para a melhoria das condições de ensino-aprendizagem e de infraestrutura do curso, poderão se concretizar.
Acreditamos que o diálogo e a aliança entre os diferentes segmentos da comunidade acadêmica é fundamental para que a luta seja vitoriosa e as conquistas contribuam para a melhoria do curso.
Os Centros Acadêmicos de Medicina Veterinária (CAVET), Engenharia Florestal (CAEF) e Zootecnia (CAZOO) manifestam apoio à greve dos estudantes do curso de Geologia da UFMT/Cuiabá, pois também defendemos uma Universidade Publica, e de qualidade, capaz de produzir e socializar conhecimentos para a sociedade.

Assinam:
Centro Acadêmico de Medicina Veterinária
Centro Acadêmico de Engenharia Florestal
Centro Acadêmico de Zootecnia


********************************* 



       
O CAGEO ( Centro Acadêmico de Geografia gestão Espaço Livre) vem a publico declarar solidariedade aos alunxs e todo o departamento em greve,assim como o curso de Geologia a Geografia  desde o ano de 2013 também enfrentou os problemas de falta de professores e de estrutura para uma formação acadêmica de qualidade e gratuita.
No mesmo ano de 2013 foi convocada uma reunião com a reitoria da UFMT e a mesma não demonstrou aberta ao diálogo e com o discurso pronto atuou com medidas paliativas afim de silenciar o departamento de Geografia alunxs, professorxs e técnicos.
Não é de hoje que esses ataques vem acontecendo, a proibição das festas dentro da UFMT,lembrando que o espaço da Universidade é PUBLICA e aberta a COMUNIDADE, a retirada das cantinas do controle do DCE, lembramos também que o espaço destinado a cantina do ICHS esta abandonada e com os alunxs do bloco há uma tentativa de tornar este espaço um local de vivencia dos estudantxs.Outro problema que cerca os alunxs da UFMT é com relação ao P.A.I Programa de Acolhimento Imediato, cerca de 25 alunxs hospedados em um Hotel de Cuiabá e destes poucos conseguiram ser selecionados a prestar documentação a PRAE Programa de Assistência Estudantil e assim puderam receber os auxílios, aos demais couberam entrar com recurso para garantir os auxílios, neste sentido deixa claro que o sistema não funciona pois não leva a justificativa em conta e num modelo quantitativo escolhe aleatoriamente por meio de nota quem deve prosseguir no processo seletivo para os auxílios,causando assim antes mesmo de se iniciar o curso abandonar por não terem uma assistência de qualidade. Por ultimo, o ataque da reitoria vem com a retirada da Xerox e com isso a retirada da autonomia dos alunxs , e com esta retirada os professores também saíram perdendo pois textos acadêmicos era disponibilizados a um preço acessível tendo em vista a precariedade das bibliotecas setoriais e biblioteca Central com falta de livros. A reivindicação do RU Restaurante Universitário PUBLICO e de QUALIDADE também é reivindicação do CAGEO e dos estudantxs do curso de Geografia.
Com isso nos mostramos solidários e aberto a construção de uma unidade na Luta com o curso e alunxs de Geologia, e assim que toda a Universidade se mobilize em prol de uma educação gratuita e de qualidade aberta a comunidade e com toda a assistência garantida a todos da UFMT. Livre de opressões, laica, sem racismo, sem LGBTfobia, GRATUITA E DE QUALIDADE.

CAGEO- Centro acadêmico de Geografia
 Gestão Espaço Livre
Cuiabá,07 de Abril de 2015
 

  *********************************



MOÇÃO DE APOIO A GREVE DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ

Os discentes do curso de graduação em Geologia mobilizaram-se a favor de greve, que teve início na última quinta, dia 06 de abril de 2015, reivindicando a criação do Instituto de Geociências e a abertura de processo seletivo para contratação/admissão de professores, decisão essa tomada em Assembleia. Os estudantes do curso acreditam que a criação do Instituto incentivará reformulações para melhorias das condições de ensino e de infraestrutura do curso. Acreditamos que o diálogo, a aliança e a participação de toda a comunidade acadêmica é fundamental nessa mobilização, para que essas conquistas contribuam para a melhoria do curso. O Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica manifesta apoio à greve dos estudantes do curso de Geologia da UFMT/Cuiabá, pois também defendemos a educação pública e de qualidade, capaz de abrir caminho para o conhecimento de forma progressiva para a sociedade.

Atenciosamente,

Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica.


********************************* 


CENTRO ACADÊMICO DA ENGENHARIA CIVIL JOÃO BOSCO AUGUSTO LONDON
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT.
CAMPUS UNIVERSITARIO GABRIEL NOVIS NEVES.
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – FAET.
AV. FERNANDO CORREIA DACOSTA, S/N, BOA ESPERANÇA, CUIABÁ-MT.

PRESIDENTE: JOZÉ AUGUSTO – (65) 9634-9874
VICE-PRESIDENTE: IGOR RUIZ – (65)9986-0837
SECRETÁRIO: LUAN SOARES – (65) 9996-8970


Carta de Apoio a Greve dos Estudantes de Geologia

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato grosso, em nome dos discentes de engenharia civil, vem por meio desta declaração, manifestar solidariedade aos estudantes do curso de  Geologia.
Compartilhando do sentimento de indignação a forma como o ensino tem sido tratado por esta instituição, sentimos que a decisão tomada pelos discentes de Geologia foi mais que necessária.

Há na maioria dos cursos do complexo ICET-FAET uma enorme necessidade de reestruturação tanto do planejamento de ensino quanto de estrutura física. O curso de Engenharia Civil é um deles, que sofre com uma grade curricular defasada e laboratórios sucateados.
Sabemos que a paralisação das atividades de ensino é prejudicial a diversos setores, entre eles os dos discentes, entretanto é um mal necessário, já que as melhorias não têm partido de estâncias superiores.

Por fim, esperamos que as reivindicações dos estudantes do curso de Geologia sejam atendidas o mais rápido possível e que as autoridades se atentem para os demais cursos do ICET-FAET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário